sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Modalizando a Moda

Moda, moda e moda. Objeto de desejo e disputa. Competição e consumismo. Expressão e identidade. Poder e glamour. Às vezes penso que a moda está separada das roupas, pois esse segmento se tornou um mundo à parte, capaz de selecionar, incluir, excluir e julgar pessoas. E essas não são feitas pela roupa que estão vestindo, mas pela influência, pelo dinheiro e por tudo aquilo que representam para um mundo de interesses. A moda se tornou relativa. Afinal, o que é se vestir bem?
Para muitos, vestir-se bem está muito além do corpo. Ter atitude é que importa. Acreditar que não é o que está vestindo mas quem o veste faz a diferença e conquista espaço. Com certeza revistas querem vender marcas, por isso quem é bem vestido na imprensa é quem está munido de boas etiquetas. Porém, há uma tendência subjetiva que vejo invadir o que está por trás das passarelas. Poucas peças são a maioria. O que produz os desfiles são maquiagens, sapatos, acessórios em geral. Mas, e a roupa? Às vezes é a ultima coisa que observo. O que dá vida às roupas são ideias relativas, desenvolvidas por pessoas que vêem além do que se vê. Pessoas que acreditam que a moda é mercado. Mercado que movimenta a economia do país. E muitas vezes não é levada a sério.
Moda pode ser fútil. Moda pode ser vazia. Moda pode ser apenas roupa. Mas moda alimenta muita gente. Faz pequenos e médios empresários movimentarem a economia de pequenas regiões. Faz diminuir o desemprego, aumentar a especialização. Estimula a pesquisa tecnológica, aumenta a competição e principalmente, faz com que muitas pessoas se interessem por ela e usem a criatividade para mostrar que o Brasil é cultura, identidade e presença.
Pense  por trás da roupa que você veste. Aproveite o que há de conteúdo de moda nesse país. Leia revistas, esqueça fotos. Há jornalistas de moda que trabalham para gerar informações de conteúdo. Absorva o que a imprensa pode fornecer de história, cultura e criatividade. Vamos tentar discutir, ressaltar e valorizar o que há de substancial na moda. Bem Vindos ao Modalizando.
Mariana Zirondi

18 comentários:

  1. Incrivel! Texto ótimo, um excelente começo. Sucesso amor!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo maravilho início do seu blog.
    O texto ficou excelente, como tudo que você escreve!

    Já estou esperando o próximo post! =)

    ResponderExcluir
  3. Para mim a moda é Praticidade hehehe Tá LINDO Mari. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bommm!!
    vamos modalizar além das aparências hehehehhe
    bjos mari sucessso sempreeee!

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindooooo....modalizaremos juntas....sucessooo!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada a todos vocês pelo apoio!!
    Modalizaremos juntos!!!
    Mil beijoos

    ResponderExcluir
  7. PERFECT!
    Quero modalizar tbm!!!!!!
    Sdds!
    Bjus
    =^..^=

    ResponderExcluir
  8. Adorei meu amor...ficou muito legal o blog...
    Continue assim porque está ótimo e muito sucesso nessa nova enpreitada
    Beijosssssssss Te Amo Muito

    ResponderExcluir
  9. Arrasouuu lindíssimaa!! =D
    Estarei de olho nas tuas palavras aqui. Gostei muito. Sempre com um olhar apurado sobre essa coisinha "fútil". Está de parabéns.
    Muitos beijos, se cuida ;**

    ResponderExcluir
  10. Que orgulho dessa minha tatinhas! Ótimo texto, mto sucesso com o blog!! Saudadess demais de vc, beijoo te amo

    ResponderExcluir
  11. Mari....estou muito orgulhosa de você...parabénsss...com certeza terá muito sucesso...Ai está um ótimo começo...adorei o texto...enfim adorei tudo...e amo você lindaaaaaaaa!!!!!Bjssss Angel

    ResponderExcluir
  12. Marii, amei.. o texto é otimo!! Ficou realmente muito bom.
    q orgulho da mamae.
    BEijossssssssssssssssssss sister

    ResponderExcluir
  13. adorei o design Joãooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  14. Mari, parabéns!!! Está PERFECT, querida!!! Adrorei! Muito sucesso!
    Kisses!!!

    ResponderExcluir
  15. Mari adorei o blog! Só queria dar uma dica, você poderia relacionar suas ótimas críticas com a moda em si, adoraria ver isso! beijos

    ResponderExcluir