segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Novos Estilistas e Designers

A revista Elle deste mês de janeiro está com cara de férias: praia e poucas páginas. Mas, vamos dar um desconto. Afinal, neste mês acontecem os mais importantes eventos de moda do país (Fashion Rio e São Paulo Fashion Week) e toda a equipe trabalha muito para fazer a cobertura e preparar as revistas de fevereiro.

Na página 22 e 23, a editora de moda Susana Barbosa, escreveu na sessão Backstage alguns detalhes do concurso It MTV Elle Fashion Fabric, reality show brasileiro, transmitido pela MTV e que revelou um jovem estilista para o mundo da moda. Sem muitos detalhes, Susana descreveu alguns participantes, o que aconteceu por trás das câmeras, porém, infelizmente, não houve espaço para o trabalho criativo realizado por cada um deles durante o programa.
Lá pela página 80, Juliana Moriya, vencedora do reality, ganhou três páginas para mostrar seus looks desenvolvidos para o programa e um texto muito legal escrito por Susana. As fotos são de Paschoal Rodriguez e a modelo é Carol Ribeiro.

Click para ler a reportagem

Opinião

                 É muito comum que em revistas de moda consagradas, como é o caso da Elle e da Vogue, nem sempre haja espaço para jovens e novos estilistas e designers. Mas, é claro que eu estou falando de pessoas anônimas. Por que há sim espaço para novos estilistas. Um exemplo é Pedro Lourenço, filho dos estilistas brasileiros Reinaldo Lourenço e Glória Coelho, 20 anos e sua estréia foi aos 19 na semana de moda de Paris. Será que ele é um destaque da moda? Com certeza. Mas o parentesco pode ajudar, né?
                O fato é que esse país está cheio de jovens estilistas e designers que pensam a moda de uma maneira muito interessante e que exaltam a moda inteligente, com soluções, formatos e tecidos que fazem a diferença para que pessoas ‘’reais’’, sem corpo padrão e poder aquisitivo, vistam peças que as façam bem vestidas.  Esse profissionais da moda, trabalhadores anônimos de fábricas espalhadas por todo o Brasil, merecem homenagens e reconhecimento.
Quem consome a moda brasileira são os 190.732.694  milhões de habitantes que se vestem todos os dias para trabalhar, estudar, passear e precisam de roupas para fazer isso. E estilistas e designers que pensam nessas pessoas como seu público alvo, devem ter espaço de estrela nas revistas de moda do país.
No blog oficial do reality vocês poderão conhecer todos os participantes do It MTV Elle Fashion Fabric, as provas, as peças produzidas, entender como funcionou todo o programa e assistir a todos os episódios.
Por hoje é só.
                                                                                                                                            Mariana Zirondi

8 comentários:

  1. Meu Amor muito legal o post dessa semana, eu tbm axo que devem dar oportunidades a novos talentos, como eu uahauhauhua.
    Meus parabéns de novo, muito sucesso com o seu blog e continue assim.
    Te Amo muitoooo e to com muita saudades já. Beijosssss

    ResponderExcluir
  2. obrigada meu amor.. eu vou fazer um post sobre jovens agrônomos.. heheheheh..
    eu amo vc demaisss
    beijos saudade

    ResponderExcluir
  3. Mari to amando seus posts, muito legal mesmo!
    O design feito pelo Joao ta maaaaaaara..
    beijossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. É bom alguém lembrar da exclusão que a moda faz muitas vezes!
    A oportunidade de estar nessas revistas de moda
    consagradas é raríssima! Talvez se houvesse mais
    espaço novos talentos seriam descobertos e não ficariamos
    olhando sempre as mesmas marcas e nomes, não que
    esses não mereçam ser olhados, mas cm certeza, deveria haver mais oportunidade para tantos
    outros talentos!

    beeijos flor, ótimo texto! =)

    ResponderExcluir
  5. Grande Mari! Se por um lado, você não gosta de discutir o bolsa família, você deita nas questões de outras bolsas. E que isso não possa soar como ofensivo. Admiro seu olhar sobre a estética, mas ainda mais seu olhar sobre a moda, como ela é; E não como ela tem sido representada. O debate sobre a democratização da moda, é tanto agora, como no futuro, de um imenso valor. Continue alimentando sua mente de valias estimadas. Com certeza o mérito virá. Até breve.

    Obs.: Muito bom o trocadilho do ModaliZando, Srta. MariZirondi rsrs ;)

    ResponderExcluir
  6. Arrasou de novo! Muito bom seu olhor sobre os novos talentos (anonimos) e sobre a moda casual. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Mari. To acompanhando seu blog tbem! Adorei esse post e tbm concordo com a sua opinão sobre os novos estilistas. Eu particularmente não entendo muito de desfiles e acho muito mais valido quando a moda é destinada para as pessoas "reais". Beijossss!

    ResponderExcluir
  8. Ser critico sem ser agressivo...reconhecer o que há de bom e por em cheque as falhas existentes...isso é o que é modalizar...adorei o texto...bjooo

    ResponderExcluir