quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cabeleireiros Contra a AIDS

O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico responsável por defender o organismo de doenças. Quando desenvolvido no corpo, o vírus se transforma em uma doença, conhecida por todos como AIDS. No Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, de 1980 a 2008 foram registrados 506.499 casos de AIDS. Já em relação ao HIV, a estimativa é de que 630 mil pessoas estejam infectadas.
Esses números assustam. E desde 2008 os índices com certeza aumentaram. Mas o Brasil é um dos países mais bem estruturados em relação à prevenção da doença e também à assistência para os infectados. Cerca de 465 milhões de preservativos são distribuídos em todo o país e o acesso a medicamentos para o tratamento da doença é gratuito para toda a população.

                Diversas campanhas são feitas em prol da luta contra a AIDS no Brasil. A revista Elle do mês de janeiro trouxe uma reportagem sobre a iniciativa de uma empresa francesa de cosméticos para ajudar a diminuir o vírus em todo o mundo.
                Para quem não conhece, a L’Oréal é uma companhia francesa líder na venda de cosméticos por todo o mundo. A marca chegou ao Brasil em 1939 e em 1969, inaugurou a primeira fábrica em solo verde e amarelo.
                Em parceria com a Unesco, a L’Oreal lançou uma campanha mundial chamada Cabeleireiros contra a AIDS. 
Essa iniciativa aposta nos profissionais da beleza como grandes mediadores do assunto em locais populares, como os salões de beleza, pois estabelecem contato com grande número de pessoas e assim auxiliam na campanha de conscientização contra a AIDS. A L’Oreal disponibiliza material para todos os salões através dos cursos técnicos das marcas L´Oréal Professionnel, Matrix, Kérastase ou Redken.
                Uma das ações realizadas pelo Brasil em prol da campanha foi um calendário feito por celebridades e fotógrafos renomados em que toda a renda será destinada à Sociedade Viva Cazuza. O Calendário brasileiro serviu de exemplo para que fosse feito um calendário mundial, com beldades estrangeiras.  
Click para ler a reportagem
              
                 A Elle divulgou as fotos do calendário mundial e Bel Ascenso escreveu uma matéria super bacana sobre a iniciativa.
                Encontrei todas as fotos do calendário brasileiro, mas não encontrei qual mês pertence cada uma. O calendário Cabeleireiros contra a AIDS pode ser comprado no site da Sociedade Viva Cazuza.

 
Opinião
                A imprensa brasileira está acostuma, na maior parte das vezes, a se lembrar da AIDS apenas no dia 1 de dezembro: Dia Mundial de Combate a AIDS. E quase sempre com as mesmas notícias, com os mesmos termos e com o mesmo preconceito. A imprensa poderia falar do assunto sempre, afinal de contas é um problema que precisa do apoio da mesma para a conscientização.

                Durante todo o ano as pessoas precisam se prevenir, aprender a respeitar quem tem a doença e principalmente, fazer exames para saber se há ou não o diagnóstico. Por isso, falar de AIDS é necessário sempre, e para que se quebrem paradigmas e preconceitos, o assunto deve ser levado para debates, a fim de esclarecer dúvidas, e principalmente, para as escolas onde há formação de crianças e adolescentes. Parabéns à revista Elle, que apesar de ter em quase todas as suas páginas glamour e luxo, trouxe um assunto de saúde pública como pauta em uma de suas reportagens.

                A luta contra a Aids está na MODA. Vista essa causa. Previna-se.
Por hoje é só,
Mariana Zirondi

5 comentários:

  1. Aaae, de volta aos comentários haha! =)
    belo gesto o seu de comentar um tema ainda descriminado no país.

    "..assunto deve ser levado para debates, a fim
    de esclarecer dúvidas, e principalmente, para
    as escolas onde há formação de crianças e
    adolescentes.."

    concordo plenamente!
    esclarecer o que é essa doença, ainda na
    infância é extremamente importante se quisermos
    que no futuro esses numeros expostos diminuam.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito fofo seu blog!
    Papel de parede lindo adorei o design
    voce que fez?
    Quero dicas ein?
    Se puder opinar sobre uma coisa, achei o tamanho da letra muito pequena para a leitura.. Só uma sugestão. rsssssss
    Beijos linda Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Re.. obrigada pelo comentário..
    Sa.. que bom que vc gostou.. e foi ótimo vc ter falado do tamanho da letra.. vou colocar mais no próximo post.... e o design foi feito pelo meu amigo joão.. se vc quiser eu te passo o email dele vc conversa com ele e ele te ajuda...
    obrigada genteee
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Amor, continuo com muita e muita saudades de vc e queria muito vc aqui pertinho de mim...
    Gostei muito de tema desse post, pq a AIDS é um assunto muito sério e deve ser debatido todos os dias e de forma delicada.
    Continue dessa maneira que vc está indo no caminho certo.
    Te Amo muitooooo beijos e boa noite

    ResponderExcluir
  5. E'isso ai Mari...modalizar sobre esse tema demonstra que vc é uma pessoa consciente de seu papel social nao só como jornalista em divulgar informaçoes e opiniões, mas também em abordar aspectos que vão além de modismos e futilidades! talvez os leitores dessas revistas passem a ter um olhar mais critico sobre os conteúdos divulgados nessas revistas que criam a ideia de que moda é só visual...parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir